Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cabral e outros presos da Lava Jato têm sala de cinema na cadeia

Essa é a justiça criminal brasileira não?

Publicado por David Fontana
há 6 anos

Resultado de imagem para imagem politico rindo

Na cadeia em que está preso, no Rio, o ex-governador Sérgio Cabral tem benefícios inimagináveis num presídio de segurança máxima. Por exemplo, uma sala com televisão de 65 polegadas.

Os equipamentos da sala de cinema são de fazer inveja. Uma televisão de 65 polegadas que custa R$ 7,5 mil. Home theater com seis caixas de som e um aparelho para rodar 160 filmes comprados exclusivamente para as sessões dentro do presídio.

O luxo está à disposição dos detentos da cadeia pública José Frederico Marques. É lá que estão os presos da Operação Lava Jato no Rio. Entre eles, o ex-governador Sérgio Cabral.

A Secretaria de Administração Penitenciária declarou que a videoteca está prevista na Lei de Execucoes Penais e apresentou um termo mostrando que os aparelhos foram doados pela Igreja Batista do bairro do Méier e a Comunidade Cristã Novo Dia.

Mas não foi o que o Jornal Nacional descobriu ao falar com todos os envolvidos na alegada doação dos equipamentos. O custo da sala de cinema ficou em pelo menos R$ 8 mil. Tudo pago em dinheiro, e até agora não apareceu ninguém assumindo ter financiado o privilégio para os detentos.

O Jornal Nacional foi até a Igreja Batista do Méier. Sem saber que estava sendo gravada, a missionária Adenice Baptista disse desconhecer a doação.

Repórter: A igreja não doou?

Missionária: Que eu saiba, não.

Em seguida, ela liga para outra missionária e é avisada que houve, sim, a doação. Adenice pediu que o Jornal Nacional falesse com a outra missionária. Por telefone, Clotilde de Moraes, coordenadora do trabalho nos presídios, disse que a igreja apenas emprestou o nome para os equipamentos poderem entrar no presidio.

Clotilde de Moraes: Porque tinha que ter sido feito uma doação para televisão entrar, entendeu? Eles “disse” que fizeram uma vaquinha lá para comprar essa televisão.

Produtor: Eles quem?

Clotilde de Moraes: Os "membro" lá da igreja.

Produtor: De dentro do presídio?

Clotilde de Moraes: Os “preso”. É, lá da igreja.

A missionária disse que o subdiretor do presídio sabia.

Clotilde de Moraes: Eu falei com o subdiretor: ‘Escuta, essa televisão... o senhor está ciente?’ ‘Não, está tudo bem. Eu estou ciente’. Se um diretor está ciente...

O pastor Cesar Dias de Carvalho, da Comunidade Cristã Novo Dia, que também assinou a doação, confirmou que foi uma farsa.

Cesar Dias de Carvalho: Não foi uma questão plenamente ajustada e acertada, não. Foi equivocada mesmo.

O Jornal Nacional teve acesso à nota fiscal da TV. O aparelho foi comprado em uma loja no começo do mês. Uma funcionária confirmou que a compra foi paga em dinheiro. A nota fiscal está no nome de Eliana Nogueira do Carmo. O endereço no documento não existe. O Jornal Nacional conversou com ela, por telefone. Ela disse que é estudante de direito e que teve o nome usado.

Repórter: Você está lembrada que você fez a compra dessa TV no começo do mês?

Eliana Nogueira: De jeito nenhum.

Repórter: Não?

Eliana Nogueira: Compra de TV?

Repórter: É.

Eliana: Não.

Repórter: Você não sabe de alguém que possa ter usado seu nome para comprar uma TV? Você emprestou o seu nome para alguém?

Eliana: De jeito nenhum. Não emprestei meu nome para ninguém.

Uma fonte do Jornal Nacional dentro da cadeia revelou que o dinheiro para a compra da TV veio de Wilson Carlos. O Ministério Público Estadual investiga o caso. Wilson Carlos é ex-secretário de governo e colega de cela de Sérgio Cabral.

Ele vai cuidar das exibições da cinemateca com direito a ter redução de pena pelo trabalho. Depois que os móveis forem instalados, Sérgio Cabral vai poder desfrutar do conforto da sala de cinema.

A missionária da igreja disse que já esteve com o ex-governador. Entre os assuntos na época, regalias e impunidade. “Conversei com o Cabral, dei um livro para ele, "O que o dinheiro não compra", mostrando para ele que os caminhos que ele tomou foi errado. Falei sério com ele. Ele abaixou a cabeça e me ouviu com atenção. Como eu falei com todos os outros. Para mim, era um preso como outro qualquer, que errou e precisava saber até onde ele foi”, contou Adenice Baptista.

O que dizem os citados

Em nota, a Igreja Batista do Méier declarou que não autorizou qualquer doação e que vai apurar e disciplinar membros envolvidos no episódio.

A Comunidade Cristã Novo Dia também disse que não fez doações ao presídio e que não sabe de onde vieram os aparelhos.

A Secretaria estadual de Administração Penitenciária declarou que vai retirar todos os equipamentos de vídeo da cadeia, porque eles se tornaram irregulares e que vai suspender qualquer tipo de doação feita por entidades religiosas para unidades prisionais.

A defesa de Wilson Carlos negou que ele tenha pagado pelos equipamentos.

O advogado do ex-governador Sérgio Cabral disse que a entrada dos aparelhos é uma questão administrativa e que a cinemateca é um direito do preso, não uma regalia.


Como sempre, o país onde os bandidos querem dominar, desde lá de baixo, até a ponta da pirâmide, e cada dia mais cidadãos inocentes, pessoas de bem, sofrem nas mãos desses marginais.

FONTE

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/10/cabraleoutros-presos-da-lava-jato-tem-sala-de-...

  • Sobre o autorSem luta não há como atingir a justiça.
  • Publicações26
  • Seguidores36
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações366
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cabral-e-outros-presos-da-lava-jato-tem-sala-de-cinema-na-cadeia/516417214

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Por essas e outras, que o crime parece que está compensando.
Ter uma prisão digna, é direito de TODOS os detentos, quanto a isso não se discute, agora, enquanto se fala de população carcerária, esses crápulas que afundam o país, tem esses benefícios.
O que fico indignado, isso não entrou escondido na cela, com aval de quem?
Depois simula uma doença, fica em casa nas maiores das mordomias e chama isso de PRISÃO DOMICILIAR, é o fim para nós míseros mortais pagadores impostos altíssimos, sem segurança, saúde, educação e por aí vai.
Deus é mais... bora trabalhar que eu tenho que pagar por essas mordomias entre outras no congresso. continuar lendo

Aproveita e passe somente filmes sobre ética, moral, bons costumes, respeito, decência, probidade etc.
Nem todo mal precisa perdurar. continuar lendo

Parece matéria do site Sensacionalista, mas não!!!!! continuar lendo

Deveria criar presídios com maior conforto para políticos corruptos começando confiscando todos seus bens incluindo de seus familiares caso envolvido e obrigar todos eles a assistir mazelas da sociedade, falta de saúde Educaçao principalmente a criminalidade.Após trinta anos assistindo garanto que eles mudariam sua forma de pensar. continuar lendo